Mapa do Site Envio de email
Instituto Politécnico de Bragança Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Instituto Politécnico do Porto Instituto Politécnico de Viana do Castelo
pontoGestão das Organizações 
pontoContabilidade e Finanças 
Seta pontoApresentação 
pontoObjectivos 
pontoDestinatários 
pontoOrganização 
pontoPlano de Estudos 
pontoFuncionamento 
pontoRegulamentos 
pontoCandidaturas 
pontoPrazos 
pontoRelatórios de Curso 
pontoLogística 
 

APRESENTAÇÃO

No âmbito do Regime Jurídico dos Graus e Diplomas do Ensino Superior o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre no Ensino Politécnico “deve assegurar, predominantemente, a aquisição pelo estudante de uma especialização de natureza profissional” (art. 18.º, n.º 4 do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março).


O curso de Mestrado em Contabilidade e Finanças, assumindo a natureza de um curso de 2º ciclo de vertente profissional, insere-se nos ciclos de estudos adaptados ao Ensino Politécnico, constituindo uma proposta inovadora, conjunta e singular.


A dimensão nacional deste curso assenta no compromisso assumido por três escolas superiores de distintos Institutos Superiores Politécnicos: Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para formar, em colaboração conjunta, mestres em Contabilidade e Finanças. Esta cooperação interorganizacional permitirá aprofundar e reforçar colaborações já existentes nesta área científica, mas agora consubstanciadas em formação avançada e valorizando os recursos científicos e pedagógicos em favor da promoção da qualidade de ensino.


A Contabilidade e as Finanças assumem, actualmente, um papel crucial no apoio ao processo de tomada de decisão, num ambiente cada vez mais competitivo e incerto, sendo por isso definidos como sistemas de informação para a gestão, com utilidade interna e externa.


A crescente globalização da actividade económica, verificada nas últimas décadas, traduziu-se no alargamento do âmbito de actuação dos diferentes agentes económicos, Na sequência das novas características ambientais, a utilidade da informação contabilística e financeira, emanada quer no âmbito nacional e internacional, passou a adquirir particular importância por parte dos profissionais. As exigências internacionais, e em especial no seio da União Europeia, sobre a importância da comparabilidade e da fiabilidade da informação prestada pelos agentes económicos conduziram a um esforço de harmonização contabilística da informação financeira ao qual Portugal não ficou indiferente.


Os profissionais da Contabilidade e Finanças e áreas afins sentem a necessidade de acompanhar alterações verificadas nestas áreas devendo, para tal, apostar em formação de qualidade que os permita dotar de conhecimentos específicos que possam contribuir para uma correcta aplicação do normativo contabilístico nacional que é, cada vez mais, o reflexo do trabalho desenvolvido pelos organismos internacionais de contabilidade.


A preocupação pela qualidade e constante renovação dos conhecimentos tem impulsionado o Ensino Superior Politécnico a responder às novas necessidades de formação avançada com carácter específico e profissional, desempenhando por isso um papel decisivo na diversificação e consolidação da formação no âmbito da Contabilidade e Finanças.


O curso proposto proporciona uma formação com carácter especializado e profissionalizante, orientada para o mercado de trabalho, e simultaneamente sustentada por uma sólida base teórica e científica. Este curso assume também um carácter multidisciplinar ao oferecer um leque alargado de opções nas unidades curriculares a leccionar de forma a adequar a formação aos interesses e necessidades específicas dos participantes.

 

 

© 2008 | APNOR . Associação de Politécnicos do Norte